RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo.
De acordo com sua leitura  realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:


Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição leva milhares de anos para se efetivar. Não é possível recuperá-los artificialmente. 

 


Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.

 


O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.


O carvão mineral é um exemplo de recurso natural que pode ser renovado artificialmente. É necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar ao ponto de grafita.

 


Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.

 

Na leitura indicada, você estudou sobre os recursos naturais renováveis e não-renováveis. Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada na produção de açúcar e etanol ou álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste brasileiro e, mais recentemente, tem tornado o Sudeste a principal região produtora dessa matéria-prima.   
c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.
d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.
e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar estimula a desestruturação da agricultura familiar.

 

A sequência correta é:

 

 

 

 

 

 


V V F F V.


F V V F F.


V F V F F.


V V F F F.


V V V F F.

Apesar do consumo mundial de carvão mineral estar declinante desde o início dos anos 90, no final de 1994 começaram a ser verificadas retomadas no mercado internacional. O crescimento do mercado envolveu os volumes produzidos e consumidos pelos diversos países, além dos preços específicos do mercado. As causas destes acontecimentos ocorreram em função do retorno do crescimento econômico em diversos países, principalmente nos países em desenvolvimento e naqueles com economia estabilizada internamente. A produção mundial em 1994 indicou um aumento de 1,2% em seus volumes totais. Foram produzidas aproximadamente 4,45 bilhões de toneladas métricas de todos os tipos de carvões minerais". http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/carvao/carvao_mineral_e_energia_no_mundo.html. Acesso em 04/08/2016).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carv%C3%A3o_mineral#/media/File:Coal.jpg. ACESSO EM 04/08/2016.

Com base em seus estudos sobre essa importante fonte energética, julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas, em seguida, marque a opção correta:

a. (    ) O carvão mineral é uma rocha magmática que desempenha um importante papel na indústria siderúrgica. Seu poder calorífico é inferior ao carvão vegetal.

b. (    ) A turfa pode ser considerada pode ser considerada o primeiro estágio de formação do carvão. Se houver formação de turfeira é porque o ambiente não permitiu a decomposição total da matéria orgânica.

c. (    ) O carvão mineral é uma fonte de energia do tipo não-renovável; trata-se de um combustível fóssil, assim, uma vez queimado, pode não ser reposto pela natureza.

d. (    ) A condição para a formação do carvão é a profundidade em que a matéria vegetal foi soterrada, pois o oxigênio deve ter acesso a essa área, para que haja ação bacteriana.

e. (    ) O processo geológico de formação do carvão mineral é designado como "incarbonização" e seu curso é: celulose, turfa, linhito, crvão betuminoso, antracito e grafita.


F, V, F, F, V.


F, V, V, F, V. 


F, V, V, V, V.


V, V, F, F, V.


V, V, V, V, V.

Com base em seus conhecimentos e estudos realizados sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, observe a imagem abaixo, a seguir leia as alternativas e assinale a que estiver correta.

 

Fonte: imagem de Breno Pereira Dias, 2010

 


A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.


O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo-benefício.


 A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Norte e no Sul do Brasil. São os estados do Amazonas e Santa Catarina os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.


O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.


A cana-de-açúcar é capaz de gerar uma energia totalmente limpa, socialmente e ambientalmente responsável. Sua utilização revolucionou estruturas sócio espaciais brasileiras, acabando com o latifúndio.

O efeito estufa resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor. Dessa forma aponte a alternativa eu indique ações que poderiam minimizar o efeito acelerado do aquecimento global.



Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas e aumentar o consumo da população.


Apenas reflorestar áreas devastadas o que já possibilitaria o aumento do consumo de CFCs.


Reflorestamento maciço em áreas devastadas e a eliminação de produtos que contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).


Redução da captura e sequestro de carbono.


Acabar com as emissões dos gases poluentes da América do Norte e aumentar a construção de usinas termelétricas.

Sabemos que a água potável é um recurso cada vez mais raro no mundo. No ano de 2016, de acordo com um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, no mundo, quase 750 milhões de pessoas têm dificuldades em obter água adequada para o consumo. Segundo a agência, 90% está em áreas rurais e os cidadãos mais pobres e marginalizados são os que mais sofrem da privação do que é um direito humano básico.

 ( Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/03/unicef. acesso em 04/08/2016).

 

Sabendo dessas informações, julgue as assertivas em V ou F que relata alguns dos motivos pelos quais há escassez de água, sendo que este é um recurso renovável.

 

(   ) Há escassez de água no planeta porque a maior parte do recurso na Terra está salgada ou congelada.

(   ) Embora o 1% represente uma quantidade razoável, o grande problema associado à água é o seu mau uso.

(   ) A urbanização, a agricultura e as indústrias modernas, e o crescimento populacional, são responsáveis pela poluição de grande parte da água doce disponível.

(   ) A massa asfáltica é um grande projeto que contribui para que os leitos dos rios fiquem cheios durante todo o ano.

(  ) Pode-se considerar também que as modificações antrópicas no ambiente, como desmatamento, construção de represas e alguns tipos de atividades econômicas, alteram o ciclo hidrológico, secando algumas regiões, enquanto outras inundam. 

 

A sequência correta está em:


V, F, F, V, V.

 


V, V, V, F, V.


F, V, F, V, F.


F, F, F, V, F.


V, F, V, F, V.

 Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.

 As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:

 


Biomassa.


Petróleo.


Carvão Vegetal.


 Gás Natural.


Carvão Mineral.

A cadeia produtiva do petróleo pode ser classificada em três fases: upstream, midstream e downstream. Upstream é todo processo que antecede o refino do petróleo. Midstream refere-se à transformação do petróleo em outros produtos. Por fim, o Downstream é a fase de transporte e comercialização dos derivados.

Com base nas informações acima, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: 

1.  Upstream

 2. Midstream

3. Downstream

 

(   ) Esta é a fase de refino do petróleo.

(   ) Nesta fase é muito importante a logística, no sentido do consumo final.

(   ) Nesta fase é necessário um profundo conhecimento de Geologia.

(   ) Esta é a fase de produção da gasolina.

(   ) Nesta fase localiza-se as fontes de óleo.

 

A sequência correta está contida em:


2, 3, 1, 2, 1.


1, 1, 2, 2, 3.


3, 2, 1, 3, 2.


3, 2, 1, 2, 1.


2, 3, 3, 2, 1. 

O uso de energia oriunda de fontes renováveis como o sol, a água, os ventos e o álcool da cana-de-açúcar, em substituição aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que são poluentes, foi um dos temas da conferência ambiental Rio + 10 realizada em setembro de 2002 em Johannesburgo, África do Sul. Participaram dos debates chefes de Estado, ambientalistas, empresários e diplomatas de diferentes países do mundo.

 No Brasil, as hidroelétricas têm desempenhado um papel destacado no processo de desenvolvimento econômico e produção de energia alternativa. No entanto, na fase de implantação, as hidroelétricas causam diversos impactos ao meio ambiente, tais como:

 I - inundação de áreas agricultáveis.

II - perda de vegetação e da fauna terrestres.

III - perdas de heranças históricas e culturais.

IV - aumento das possibilidades de trabalho para a população local.


 ASSINALE a alternativa, conforme a coerência da associação:


Somente as afirmativas I, II e III  estiverem corretas.


Todas as alternativas estiverem corretas.


Somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.


Somente a afirmativa I estiver correta.


Somente as afirmativas II e  III estiverem corretas.

Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste e no Sudeste do Brasil. São os estados de Pernambuco e São Paulo os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.  

c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.

d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.

e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.

 A sequência correta é:

 


V, V, F, F, F.


V, V, V, F, F.


V, F, V, F, F.


F, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.

Páginas: 12345678910
11